O rato e a metralhadora

Autor: STIEESP

19 de janeiro de 2022

O rato é um animal conhecido pelo mal que causa à saúde humana, pois, além de transportar e transmitir inúmeras doenças, ele surge quando alguma coisa está errada em nossa casa, no trabalho, na escola, no mercado – e agora, também, infestam as mídias sociais.

Essa espécie de roedor provoca outros tantos prejuízos materiais, e, para se ter ideia, não é raro eles provocarem incêndios em indústrias, ao roerem a fiação elétrica. Eles também roem chumbo, cimento, tijolo e plástico – e, agora, um tipo específico se alimenta de valores morais e éticos.

Estamos falando de uma espécie muito peculiar de rato: o homem que não se importa com seu semelhante e nem com o resultado de seus atos e falas, tem se mostrado um perigo ainda maior para a sociedade. Essa espécie de homem-rato rói, principalmente, a Democracia e a dignidade humana.

Uma das definições para a palavra rato diz: “aquele que age de modo trapaceiro, buscando enganar outra pessoa”. A partir dessa definição, podemos concluir que um rato que age nas mídias sociais, principalmente na televisão, tem o poder de transmitir a mais perigosa doença dos dias de hoje: a desinformação, que, num estágio mais agudo, transforma-se em ignorância, que é o principal alimento para o rato-homem.

Como combater os ratos?

Atrás de um rato, sempre aparecem vários ratos. Se nos descuidamos com a higiene e com o lixo, eles se multiplicam rapidamente – mas o rato que ataca a Democracia e a dignidade humana é aquele mais difícil de ser combatido, pois, geralmente, ele se apresenta como um amigo, que fica o tempo todo tentando fazer você “pensar” como ele e agir como ele determina. Imagine este rato-homem entrando em milhares de lares e disseminando desinformação, ódio e preconceito.

Então, a melhor forma de combater essa espécie de rato é deixá-lo sem comida (no caso em questão, basta mudar de canal, desligar a TV ou o rádio). Não ajude-o a ficar mais forte, e prejudicar, ainda mais, a Democracia.

O fato de um indivíduo discordar de alguma coisa ou ter uma opinião diferente não lhe dá o direito de promover um linchamento virtual, inclusive dando a entender que deseja a morte daquele que tem opinião diferente.

Para que essa espécie de rato deixe de ser uma ameaça à nossa Democracia, existe mais uma forma de combatê-la, quando nos preocupamos em melhorar a qualidade do nosso voto e protestar contra a grande mídia que, travestida de jornalismo investigativo e transmissora de mensagens carregadas de preconceito e ódio, fazem piadas com coisa séria e impedem que as pessoas desenvolvam um senso crítico maior, e o pior, passem a aceitar essa violência e esse preconceito como coisas naturais.

Você tem duas balas de prata para enfrentar estes ratos com metralhadoras: o seu voto e os botões da sua TV e do seu rádio.

 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite e veja também: