Representantes dos sindicatos que compõem a base de trabalhadores da Enel realizaram, nesta semana, uma reunião online para debater temas estratégicos relacionados ao futuro das concessões da empresa no Brasil. Entre os principais assuntos da pauta estiveram a questão da caducidade da concessão da Enel em São Paulo e as discussões sobre a renovação dos contratos de concessão nos estados do Rio de Janeiro e do Ceará.
O encontro reuniu dirigentes sindicais de diferentes regiões do país com o objetivo de alinhar estratégias, trocar informações e fortalecer a atuação conjunta em defesa dos interesses dos trabalhadores e da qualidade dos serviços prestados à população.
Participaram da reunião Eduardo Annunciato (Chicão), presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica de São Paulo (STIEESP); José Raimundo de Freitas Costa, presidente do Sindeletro-Ceará; Joelbia Maia Bezerra Chaves, vice-presidente do Sindeletro-Ceará; Eduardo dos Santos Machado, Diretor presidente do STIEEN; Otacilio Junior, presidente do STIEENNF; além dos dirigentes Dalberto e Cássio Tilico, presidente do STIEPAR.
Durante o encontro, os participantes destacaram a importância de acompanhar de perto as decisões envolvendo as concessões da Enel, considerando os impactos que essas definições podem gerar para os trabalhadores, para a prestação do serviço de distribuição de energia e para a sociedade como um todo.
“Momentos como este são fundamentais para fortalecer o movimento sindical. Quando os sindicatos das diversas bases da Enel se reúnem para compartilhar informações, alinhar estratégias e discutir temas tão importantes quanto as concessões e a renovação dos contratos, toda a categoria sai fortalecida. Nossa união é a nossa maior força diante dos desafios que estão por vir.” Ressalta Eduardo Annunciato (Chicão), presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (STIEESP).
Ao final da reunião, os representantes reforçaram o compromisso de manter o diálogo permanente entre as entidades sindicais, buscando construir uma atuação unificada diante dos desafios apresentados pelo setor elétrico e acompanhar as próximas etapas das discussões sobre as concessões da empresa.