Mais de 300 Eletricitários protestam em Brasília contra caducidade da Enel em ato em frente à ANEEL

Mais de 300 trabalhadores do setor elétrico participaram, nesta segunda (23), de um ato em frente à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília, contra o processo de caducidade da concessão da Enel SP. A mobilização reuniu eletricitários que saíram de São Paulo de ônibus e marcou um dia de forte pressão política, articulação institucional e defesa dos empregos no setor.

O principal objetivo do ato foi cobrar transparência e responsabilidade da ANEEL na condução do processo, além de alertar para os impactos que uma eventual caducidade pode gerar, especialmente em relação à manutenção dos postos de trabalho, à segurança jurídica e à qualidade dos serviços prestados à população.

O Sindicato também registra e agradece a importante participação da companheira Sônia Maria Zerino da Silva, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), que esteve presente no ato representando o presidente da CNTI, reforçando a unidade do movimento sindical na defesa dos trabalhadores Eletricitários.

Agenda institucional com Ministros

Durante a agenda na Capital Federal, dirigentes do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo se reuniram com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Nos encontros, foram apresentadas as preocupações da categoria diante dos riscos envolvidos no processo de caducidade.

Na reunião com Luiz Marinho, além do debate sobre a possível caducidade, Chicão entregou a cartilha da categoria e apresentou a pauta do Plano Verão dos eletricitários, destacando a importância do tema para os trabalhadores. O ministro, inclusive, entrou em contato com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitando que a representação dos trabalhadores também fosse recebida, destacando a importância das informações levadas pela categoria.

José Reginaldo (CNTI), ministro Marinho e o presidente do Stieesp, Chicão

Já na reunião com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foram reforçados os riscos de uma decisão precipitada e os impactos para os trabalhadores e para o setor elétrico.

Participaram também da reunião com o ministro Alexandre Silveira o presidente da CNTI, José Reginaldo, e o secretário-geral Nelson Bonardi, reforçando a articulação nacional em defesa dos trabalhadores do setor.

Além disso, o Sindicato protocolou ofício solicitando reunião com o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), para aprofundar o debate e buscar alternativas responsáveis para o setor elétrico.

Caducidade
Presidente Chicão, ministro Alexandre Silveira, José Reginaldo e Nelson (CNTI)

Linha do tempo da mobilização em Brasília

Manhã

Chegada à capital federal e início da agenda institucional
Reunião com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho
Reunião com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Protocolo de ofício junto à AGU solicitando audiência com Jorge Messias

Tarde

Realização de ato com mais de 300 trabalhadores em frente à ANEEL
Mobilização com palavras de ordem contra a caducidade da Enel SP
Participação de lideranças sindicais nacionais, reforçando a unidade do movimento

A mobilização em Brasília dá continuidade às ações da categoria, que já havia realizado um grande ato no último dia 12, em São Paulo, reunindo mais de 5 mil trabalhadores.

O Sindicato também registra e agradece a importante participação da companheira Sônia Maria Zerino da Silva, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), que esteve presente no ato representando o presidente da CNTI, reforçando a unidade do movimento sindical na defesa dos trabalhadores Eletricitários.

O presidente do Sindicato, Eduardo Annunciato, destacou a relevância do dia de mobilização: “Foi um dia produtivo em Brasília, com diálogo com os ministros e mobilização firme da categoria. Os trabalhadores vieram de ônibus para reforçar essa luta. Seguimos pressionando a ANEEL e fortalecendo a mobilização nas bases contra a caducidade.”

Após a saída da porta da ANEEL, recebemos a notícia que foram dados encaminhamentos pela não caducidade por órgão de representação judicial e consultoria da agência. Esse órgão é parte da estrutura da Advocacia Geral da União – AGU.

O Sindicato reforça que seguirá atuando nas frentes política, institucional e de mobilização para garantir que qualquer decisão sobre a concessão leve em consideração os trabalhadores, a população e a estabilidade do setor elétrico.

Leia mais notícias dos ELETRICITÁRIOS:
https://eletricitarios.org.br/

Siga nossas redes sociais:
✅ Facebook – facebook.com/eletricitarios
✅ Instagram – instagram.com/eletricitarios
✅ Twitter – x.com/eletricitarios
✅ TikTok – tiktok.com/@eletricitarios

Já se inscreveu no YouTube?
youtube.com/user/eletricitarios

Quer ficar por dentro das notícias dos ELETRICITÁRIOS pelo WhatsApp?
Siga o nosso canal: https://whatsapp.com/channel/0029VasT6nA4Y9lm 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: