Na última quinta (8), o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo Annunciato (Chicão), acompanhado do vice-presidente da entidade, Alexandre Meduneckas (Bola) e do diretor Gabriel Soares, reuniu-se com o CEO da AES Brasil, Rogério Pereira Jorge, no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). A visita teve foco nas atividades do Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (CEPTEN), coordenado pelo professor Ildo Sauer, onde foi apresentado o projeto inovador de biodigestão, que se encontra em fase de testes.
O projeto começou a ser desenvolvido durante a pandemia e tem por objetivo capturar resíduos sólidos orgânicos, de origem animal ou vegetal, para a geração de biogás, um composto capaz de produzir energia e combustíveis de matriz renovável. Com uma capacidade de processamento de 43 toneladas de resíduos orgânicos por dia, o sistema já tem o potencial de produzir uma quantidade significativa de biogás, suficiente para o abastecimento de gás de cozinha.
O projeto de biodigestão prevê, em suas próximas etapas, a transformação do biogás em metano, além da sua liquefação, permitindo-o ser utilizado como combustível. Trata-se de uma iniciativa essencial para a agenda net zero, que visa a redução das emissões de carbono no mundo todo, e para o cumprimento das políticas de sustentabilidade apresentadas pela ONU.
Durante a visita, o Professor Ildo Sauer ressaltou a liderança do Brasil no campo das energias limpas e a contínua busca por inovações tecnológicas no setor.