O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo marcou presença nesta terça (6) no ato realizado em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista, em protesto contra os juros altos. A taxa básica de juros (Selic), hoje está fixada em 14,25%. A manifestação aconteceu no contexto da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que se estende até quarta (7), quando será anunciada a nova taxa.
O protesto contra os juros altos reuniu diversas entidades sindicais e movimentos sociais com o objetivo de pressionar o Banco Central a reduzir a taxa Selic, que segundo os organizadores, têm impacto direto na desaceleração da economia, na retração do investimento produtivo e na geração de empregos.
Durante o ato, sindicalistas distribuíram saquinhos de pipoca alegando que os membros do Banco Central “pipocam” para o mercado financeiro. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), afirmou que o movimento sindical está passando um recado ao Galípolo, presidente do Banco Central. Chega de pipocar, Galípolo! Galípolo, para de pipocar!, Galípolo, para de pipocar!”, disse Juruna com o microfone puxando o coro com os trabalhadores reunidos no ato.
Nosso presidente Eduardo Annunciato (Chicão) destacou a importância da mobilização. “Nossa diretoria compareceu porque sabemos que os juros altos penalizam os trabalhadores e travam o desenvolvimento do País. É fundamental que os setores organizados da sociedade se posicionem para que o Banco Central ouça quem realmente sente os efeitos dessa política: o povo”, afirmou.
A participação do Sindicato reforça o engajamento da categoria nas pautas que transcendem os interesses diretos do setor elétrico, mas que impactam toda a classe trabalhadora.
Decisão da nova Selic sai nesta quarta
O Copom começou a reunião para definir a nova taxa Selic nesta terça-feira (6) e o anúncio sairá quarta-feira, provavelmente no início da noite. A expectativa do mercado financeiro é que os membros do Copom mantenham a escalada de aumento da taxa.
As expectativas estão também em torno do conteúdo do comunicado que acompanhará a reunião que será determinante para calibrar as expectativas. De acordo com especialistas a tendência é que não próxima reunião também haverá uma alta residual.
Leia mais notícias dos ELETRICITÁRIOS:
https://eletricitarios.org.br/
Siga nossas redes sociais:
✅ Facebook – facebook.com/eletricitarios
✅ Instagram – instagram.com/eletricitarios
✅ Twitter – x.com/eletricitarios
✅ TikTok – tiktok.com/@eletricitarios
Já se inscreveu no YouTube?
youtube.com/user/eletricitarios
Quer ficar por dentro das notícias dos ELETRICITÁRIOS pelo WhatsApp?
Siga o nosso canal:https://whatsapp.com/channel/0029VasT6nA4Y9lm