LER/Dort

Sindicato orienta trabalhadores sobre prevenção à LER/Dort

Hoje, dia 28 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial de Combate às Ler/Dort Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), como Dia Mundial de Combate às LER/Dort no ano de 2000.

A crescente pressão por aumento da produtividade, a monotonia das atividades repetitivas nas linhas de produção e a falta de políticas voltadas à prevenção de doenças relacionadas a esforço repetitivo têm provocado um aumento alarmante do número de casos de LER/Dort.

A ocorrência de LER/Dort é mais frequente nos profissionais que atuam nos setores de indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza. Faxineiros, operadores de máquinas fixas, alimentadores de linhas de produção e cozinheiros costumam apresentar alguns desses problemas de saúde no trabalho, ao longo da vida.

Para nosso presidente, Eduardo Annunciato (Chicão) alertar os Eletricitários neste dia é importante, pois, mesmo com a modernização das ferramentas, o número de doenças no trabalho só aumenta. Chicão afirma: “A cada ano no Brasil, 100 mil trabalhadores são afastados das empresas com sintomas de Ler/Dort. Então, é muito importante essa conscientização. Os trabalhadores precisam conhecer as doenças e saber quais são os seus direitos”.

Sintomas – No início, é comum a sensação de desconforto, como peso e cansaço do membro afetado. Surgem dores localizadas, formigamentos, fisgadas, choques, inchaços, calor localizado, rangido, dormência e perda de força muscular.

Prevenção – Apesar de existir tratamento para LER/Dort, como indicação de fisioterapias e uso de anti-inflamatórios, o foco está na prevenção. E uma das formas de prevenir as síndromes é pela ergonomia, ciência que adapta as condições e adaptações do trabalho às características e necessidades do trabalhador.No entanto, além da correção do ambiente, da adoção de medidas preventivas e da oferta de novas formas e ferramentas de trabalho por parte da empresa, as ações individuais também fazem a diferença. Por isso, para evitar essas condições, é importante:

Manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, com as costas eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira;
Fazer pausas e alongamentos a cada 60 minutos;
Respeitar os limites do corpo;
Utilizar apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador;
Manter o monitor na altura dos olhos para não ter que forçar o pescoço para baixo;
Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física;
Praticar exercícios físicos regularmente;
Manter um estilo de vida saudável.

Ginástica Laboral – A ginástica laboral engloba exercícios efetuados no próprio local de trabalho. Além de ser uma excelente forma de prevenção de Ler/Dort, reduz o estresse, as dores musculares, a fadiga e a tensão muscular. Além disso, aumenta a consciência corporal e melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a coordenação e a resistência, atuando de forma preventiva e terapêutica.

Proteja-se – Caso você sinta algum destes sintomas com persistência, procure o Sindicato para ter informações e orientações sobre o que você deve fazer. Lembramos que o afastamento do trabalho nestes casos garante estabilidade no emprego e outros direitos.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia mais notícias dos ELETRICITÁRIOS:
https://eletricitarios.org.br/

Siga nossas redes sociais:
✅ Facebook – facebook.com/eletricitarios
✅ Instagram – instagram.com/eletricitarios
✅ Twitter – x.com/eletricitarios
✅ TikTok – tiktok.com/@eletricitarios

Já se inscreveu no YouTube?
youtube.com/user/eletricitarios

Quer ficar por dentro das notícias dos ELETRICITÁRIOS pelo WhatsApp?
Siga o nosso canal: https://whatsapp.com/channel/0029VasT6nA4Y9lm4RHdfT2o

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias