Carlos Lupi recebeu Chicão nesta quinta-feira (19) e se comprometeu a dar atenção aos planos mantidos na VIVEST
O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acolheu a denúncia do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo contra o projeto de retirada de patrocínio dos planos de previdência mantidos na VIVEST. Em reunião com a equipe de governo realizada nesta quinta-feira (19), o presidente da entidade, Chicão, demonstrou sua indignação contra as medidas que prejudicam a aposentadoria e o orçamento dos trabalhadores, e, decisivamente, o Ministro deu parecer favorável ao pleito dos trabalhadores do setor elétrico.
Na reunião, Chicão apresentou todas as estratégias que foram adotadas pelo Sindicato em defesa dos fundos previdenciários e comentou que nenhuma das medidas foi suficiente para barrar o projeto, mesmo com o esforço da entidade. Prontamente, o Ministro se comprometeu a dar atenção ao assunto, considerando os prejuízos que podem ser imputados aos trabalhadores. Vale lembrar que, desde que a Enel publicou fato relevante ao mercado, sinalizando para a retirada de patrocínio dos planos de previdência mantidos na VIVEST, nenhum membro do governo anterior aceitou discutir o assunto com o Sindicato.
Ao longo do encontro, o presidente da entidade também compartilhou com o Ministro a desordem que vem sendo causada pelas altas taxas nos fundos previdenciários. “A taxa de desconto é um escárnio. Estão tirando a tranquilidade de aposentados, pensionistas e de trabalhadores que investiram pesado para construir uma reserva matemática, hoje corroída pelas altas taxas de juros que vêm sendo votadas na VIVEST”, finalizou Chicão.