Nos dias 06 e 07 de junho, o Sindicato sediou o Seminário Setorial de Energia “Política Industrial para uma Transição Justa”, discutindo os atuais desafios e as tendências do setor de energia e gás para os trabalhadores brasileiros. O evento ocorreu no auditório do Sindicato, espaço que abriga as assembleias na sede.
O seminário foi realizado pela IndustriALL-Brasil, em parceria com o Dieese, com a IndustriALL Global Union e a Sask, organização finlandesa de cooperação de desenvolvimento do movimento sindical. A atividade trouxe debates sobre o uso das energias renováveis e o caminho para a transição energética no Brasil, além de abordar a renovação das concessões das empresas privadas de energia, os problemas da rede de distribuição e as políticas voltadas às tarifas de luz e gás no país.
Nos painéis do evento, especialistas, pesquisadores e professores contribuíram com o debate de diversas pautas, que foram acompanhadas pelos Eletricitários, gasistas e petroleiros dos sindicatos associados à IndustriALL-Brasil, entidade que reúne lideranças da Força Sindical e da CUT.
Ao final do encontro, foram definidos os objetivos a serem seguidos pelos participantes. A ideia é organizar reuniões tripartites (com a participação dos representantes dos trabalhadores, empresários e do governo) e planejar um seminário de alcance nacional e internacional, a fim de debater as políticas industriais.