Conhecimento

Amplie seu conhecimento!

A curiosidade quando usada de forma positiva também ajuda a anular a ignorância, a desinformação e a exploração intelectual, além de contribuir com o desenvolvimento de cada individuo e da sociedade como um todo.

A curiosidade é uma característica do ser humano que o motiva a obter conhecimento sobre o desconhecido, respostas para diversos questionamentos, simples ou complexos, nas dimensões científicas, culturais e também no campo das emoções. Dificilmente a evolução humana aconteceria se a curiosidade não motivasse milhões de pessoas a pensar, questionar, desenvolver ideias e acumular conhecimentos e saberes.

Recentemente postei nas minhas redes sociais uma mensagem que, relacionava a estrutura moral, ética e intelectual do individuo ao seu nível de conhecimento. Este alerta é extremamente importante nestes tempos de guerra de narrativas na política e nos negócios, em que o povo que não se vale daa curiosidade intelectual, acaba escravizado pela mídia corporativa e por políticos que fazem da alienação popular a principal estratégia de manipulação de mentes e corações.

A desinformação leva ao conformismo e é inimiga da maior liberdade que o ser humano possui que é liberdade de pensamento, enquanto a informação leva a ação, que modifica, para melhor, a qualidade de vida de cada um de nós e da realidade coletiva.

Quando somos livres para desenvolver um pensamento analítico e crítico sobre onde estamos, como estamos para onde queremos ir em nossa trajetória de vida, e o que é preciso para isso acontecer. A curiosidade nos motiva a ampliar nosso conhecimento, desperta e fortalece o papel da moral, da ética, da solidariedade e da justiça social e econômica, como caminhos essenciais para a caminhada da humanidade.

A humanidade está vivendo um paradoxo (entendido como uma ideia dominante que traz em sua estrutura a sua própria contradição) perigoso em termos de desenvolvimento intelectual dos indivíduos.

Uma pessoa sem curiosidade fica mais sujeita a manipulação do seu pensamento e a moldagem do seu comportamento, por indivíduos desprovidos de caráter e sentimento humanitário, que se aproveitam da fragilidade intelectual dos semelhantes.

O homem chegou a Lua, lança foguetes constantemente, cria Inteligência Artificial, mas, não consegue acabar com a fome e com a pobreza, não cura doenças que matam a cada minuto, não preserva o meio ambiente e não respeita o seu semelhante. Realmente vivemos em um paradoxo.

Seja mais curioso, defenda seus direitos, amplie seus conhecimentos, fortaleça a luta sindical e vote em quem quer construir um mundo com mais oportunidades, justiça social e econômica.

Eduardo Annunciato – Chicão
Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente – FENATEMA
Diretor de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI)

Vice-presidente da Força Sindical

Confira mais notícias dos ELETRICITÁRIOS:
https://eletricitarios.org.br/

Siga o presidente Chicão
✅ Facebook – facebook.com/eduardo.chicao
✅ Instagram – instagram.com/chicaooficialsp/

Já se inscreveu no YouTube dos Eletricitários?
https://www.youtube.com/user/eletricitarios

Quer ficar por dentro das notícias dos ELETRICITÁRIOS pelo WhatsApp?
Siga o nosso canal: https://whatsapp.com/channel/0029VasT6nA4Y9lm4RHdfT2o

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias