Derrete

Segurança Pública derrete em São Paulo

É inegável que a humanidade está em constante transformação, é preciso ressaltar que nem sempre essas transformações são benéficas para todos os indivíduos, interesses políticos, mal uso do poder, ganância, eliminação de adversários, guerras, pobreza, desigualdades sociais e injustiças são alguns dos resultados negativos de mudanças malsucedidas.

Por outro lado, não podemos negar avanços positivos nos mais diversos segmentos da vida em sociedade, em destaque surgem os avanços da medicina, das ciências em geral, das leis, dos costumes, etc. Infelizmente estes avanços não produzem uma melhora continua na vida das pessoas, por serem determinados por interesses de minorias em detrimento da imensa maioria dos seres humanos.

Quando esses interesses norteiam as ações de políticos o equilíbrio da sociedade corre sérios riscos, leis são colocadas de lado, perdem-se os valores éticos, morais e a injustiça campeia o dia a dia, adiando sonhos e ceifando vidas e esperanças.

O mundo na sua atualidade esta refém da neurose de uma polarização que, ao invés de contribuir para o diálogo social, apenas amplia ainda mais o discurso do ódio, os preconceitos e a manutenção de privilégios de poucos e a indignação de muitos. Este é um caminho perigoso para a democracia e para a evolução da espécie humana.

Nos últimos dias as redes sociais foram tomadas por imagens de policiais despreparados da Polícia Militar de São Paulo, agredindo idosos, matando pelas costas e, jogando um indivíduo de cima de uma ponte; curiosamente estas imagens foram captadas por pessoas que estão cansadas com a impunidade e a seletividade das ações da referida corporação. Cabe a ressalva de que a instituição PM é importante e necessária para o bom funcionamento da sociedade, desde que a mesma cumpra suas obrigações, de servir e proteger o povo.

Defender valores conservadores, ampliar a ação policial e dar as melhores condições de trabalho para o policial não podem ser confundidos com o estabelecimento da impunidade, da redução da fiscalização das ações policiais e muito menos associar o aumento da letalidade com maior eficiência do policiamento.

Desde a posse do atual governador do Estado de São Paulo a violência policial tem aumentado e muito em nosso estado, mais pobres mortos, inocentes espancados e abordagens violentas não diminuem a criminalidade, apenas aumentam a indignação do povo contra uma instituição que deveria zelar pela sua segurança.

Derrete a democracia quando uma parte do Estado deixa de atuar em prol da maioria do povo.

Derrete a Justiça quando a impunidade de agentes policiais desqualificados empregam a violência desnecessária no seu dia a dia.

Derrete o direito a vida quando um individuo sai de casa e corre o risco de ser morto por policiais ou por criminosos.

Derrete a boa política quando um governador diz que não está nem aí com o aumento da violência policial.

Derrete a verdade quando a grande mídia classifica o governador de São Paulo como um político moderado e possível candidato da direita para 2026.

O início deste texto foi feita uma referência as constantes mudanças sociais, mudanças que se tiverem por objetivo o bem comum, serão sempre bem vindas, mas, é preciso ter bom senso diante de mudanças como a que o referido governador expressou em público sobre o uso de câmera corporal pelos policiais militares.

A dúvida é será que se não surgissem as imagens da barbárie praticada por alguns policiais o citado mandatário mudaria sua opinião sobre o uso das câmeras? Ele recuou e disse que estava enganado sobre os benefícios da gravação da ação policial.

Será que este arrependimento é verdadeiro ou apenas um recuo político para não comprometer a sua imagem de político moderado? O que temos de concreto é que a pressão social sempre incomoda os maus políticos, que preocupados com o seu futuro não hesitam em posar de arrependidos e preocupados com o povo.

Eduardo Annunciato – Chicão
Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente – FENATEMA
Diretor de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI)

Vice-presidente da Força Sindical

💻 Confira mais notícias dos ELETRICITÁRIOS:
https://eletricitarios.org.br/

📲 Siga o presidente Chicão
✅ Facebook – facebook.com/eduardo.chicao
✅ Instagram – instagram.com/chicaooficialsp/

🎥 Já se inscreveu no YouTube dos Eletricitários?
https://www.youtube.com/user/eletricitarios

🔗 Quer ficar por dentro das notícias dos ELETRICITÁRIOS pelo WhatsApp?
Siga o nosso canal: https://whatsapp.com/channel/0029VasT6nA4Y9lm4RHdfT2o

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias