NOTA DE REPÚDIO - Extinção da CEITEC, mais um retrocesso neoliberal!
Em pleno século XXI em um momento de rápidas e profundas mudanças no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação — TIC, o inepto e entreguista governo do capitão presidente, dá mais um passo em direção ao passado da dependência externa e do descaso com a ciência e com o conhecimento.
No dia 16/12/2020 foi publicada do Diário Oficial da União - DOU a extinção da CEITEC, um reconhecido centro de excelência em atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor de microeletrônica. Diferentemente do seu “ídolo estadista” norte americano que defende os interesses do seu país, o presidente brasileiro que apesar de se posicionar como defensor da soberania na prática solapa esta soberania, ao abrir mão do domínio do conhecimento científico em uma área estratégica para o desenvolvimento do país.
É com profunda indignação que a direção do Fenatema - Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente repudia mais esta ação inconsequente e dilapidadora do patrimônio público nacional, que além de comprometer o desenvolvimento tecnológico do país no setor de microeletrônica, provoca o desemprego e diminui a arrecadação do governo; quando o Brasil realmente estará acima de todos?
Nós Trabalhadores somos solidários com todos os gaúchos e os não gaúchos que defendem a ciência e dão a sua inestimável contribuição para que o nosso Brasil seja efetivamente soberano, coloque todo e qualquer conhecimento a serviço da melhora de qualidade de vida dos seus cidadãos e prestigie e potencialize as empresas nacionais.
Não a irresponsabilidade entreguista.
Eduardo de Vasconcellos Correia Annunciato
Presidente da FENATEMA